Todo o conteúdo do blog é apenas uma forma de compartilhar informações encontradas nos livros, internet, revistas etc.

Antes de qualquer coisa, procure um profissional especializado!

domingo, 17 de março de 2013

Fertilidade Feminina

Fertilidade é o termo empregado para categorizar a capacidade de produzir vida.
 A fertilidade da mulher começa a declinar depois dos 35 anos, em decorrência de uma série de fatores, entre os quais:
- Diminuição da quantidade e da qualidade dos óvulos;
- Aumento da probabilidade de doenças como diabetes;
- Menor frequência das relações sexuais.
 
 A maioria dos casais engravida dentro de um ano de relações sexuais sem contraceptivos. Entretanto, os casais que adotam a relação programada concebem duas vezes mais rápido. 
A Relação Programada consiste em determinar o momento exato em que a mulher está ovulando e manter relações sexuais nessa hora.

Previsão da Ovulação
 Existem vários métodos para determinar o período fértil (ovulação). A melhor estratégia é descobrir de qual gosta mais e ater-se a ele. Em geral, a ovulação acontece aproximadamente 14 dias antes da sua menstruação. Cada ciclo começa no primeiro dia da menstruação.

Método Rítmico (tabelinha) e Calculadoras de Ovulação 
 Os dois métodos determinam o período fértil pelos intervalos dos ciclos menstruais (em geral 28 a 30 dias).
 Para encontrar o seu, subtraia 14 dias do seu ciclo.

Por exemplo: se o seu ciclo tem 30 dias contados do 1º dia da menstruação, subtraia 14 de 30. O resultado é 16. Portanto, o 16º dia do ciclo é a data estimada da sua ovulação.

Agora  vou calcular o meu ciclo (25-14=11).  
Logo, o 11º dia do ciclo é a data estimada da minha ovulação.

O método rítmico não é confiável para ciclos menores de 21 dias e maiores de 35 dias, mas pode ser imperfeito até para mulheres com ciclos regulares de 28 dias.

As calculadoras de ovulação baseiam-se no mesmo princípio: 
apenas fazem as contas para você.

Confiram também os APPS para Android 
(Aplicativos sobre Fertilidade/Ovulação) AQUI!

 

Temperatura Basal
Deve ser medida todas as manhãs, no mesmo horário, antes de você se levantar ou comer e beber qualquer coisa. Registre-a durante três ou quatro meses para descobrir qual é o seu padrão de ovulação. Em descanso, a temperatura do corpo aumenta cerca de 0,3ºC logo após a ovolução. Essa variação pode ser detectada por um termômetro especial, vendido em farmácia.Lembre-se de que o aumento da temperatura basal de seu corpo indica que a ovulação já começou. Todavia, esse aumento não prevê quando irá ovular, mas confirma que está ovulando. Isso pode ajudar a programar a relação sexual para o próximo ciclo, que deve ser aproximadamente no dia anterior ao que você acredita que começa a sua ovulação.

Muco Cervical
 Perto da metade do ciclo o muco deixa de ser opaco e pegajoso. Nos dias mais férteis ele se torna claro, elástico e aquoso (consistência de clara de ovo). Para testar o muco cervical, retire um pouco de secreção da vagina com o dedo. 
 Se estiver clara e formar um filamento entre o indicador e o polegar, você está no período fértil. A vantagem de verificar a ovulação dessa maneira é que não custa nada!

Kit de Previsão de Ovulação
 Detecta a elevação dos níveis do hormônio luteinizante (LH) de dois a três dias antes da ovulação. 
O aumento do LH é útil para prever quando a ovulação vai ocorrer durante o presente ciclo. De maneira geral, são testes bastante precisos e eficazes. O maior problema é o preço do kit, especialmente se tiver que verificar vários ciclos para descobrir quando está ovulando. Além do teste de ovulação, no qual testa a quantidade de LH na urina; há também o teste da saliva. Os níveis elevados de estrogênio por volta do período da ovulação transformam a saliva em cristais após sua secagem, os quais podem ser vistos com um microscópio especial. Tanto os testes de urina quanto os de saliva são igualmente precisos (até 98%) para prever a ovulação. O kit para o teste da saliva também é caro e pode ser usado mais de uma vez.
Fases do Ciclo Menstrual

Um ciclo menstrual é o período de tempo que ocorre desde o 1º dia da menstruação até o dia antes da menstruação começar no mês seguinte.
Geralmente um ciclo tem entre 28 a 32 dias, mas podem se dar ciclos relativamente maiores ou mais pequenos, os ciclos dependem de mulher para mulher, tal como a mesma mulher tem vários ciclos menstruais ao longo da vida.

Fases do Ciclo Menstrual

O primeiro dia de um ciclo menstrual é o primeiro dia em que aparece a menstruação.
Cada ciclo é dividido em 3 fases: folicular, ovulatória e luteiníca.  


 1ª Fase
O ovário contém folículos, hormónas muito pequenas com a dimensão da cabeça de um alfinete. Um destes folículos vai-se desenvolver atingindo o tamanho de quase uma ervilha. Este processo demora cerca de 14 dias e é a primeira fase do ciclo menstrual que se dá pelo nome de fase folicular. 

2ª Fase
Depois dos 14 dias da primeira fase, o folículo rompe-se e dá-se a ovulação. Isto é, o processo em que o óvulo desce através das trompas de Falópio, esperando ser fecundado pelos espermatozóides. Se a fecundação não existir, o óvulo vai continuar a sua viagem descendente. Esta segunda fase é denominada por fase ovulatória. 

3ª Fase
Quando se dá o rompimento do folículo e a libertação do óvulo, o corpo passa por uma transformação fisiológica, criando uma massa amarela intitulada de “corpo amarelo”.

Como não há fecundação, ou seja, encontro entre o óvulo e o espermatozóide, o corpo amarelo começa a degenerar-se, saindo depois com o fluxo sanguíneo – menstruação.
Esta é a última fase e chama-se fase luteiníca. 


Quando esta fase termina estás de regresso a um novo ciclo menstrual, e recomeça a primeira fase.
 

 Otimize o Sexo para Engravidar

Variando a frequência e as posições da relação sexual, é possível aumentar as chances de engravidar. Para ter certeza de que o espermatozóide vai estar no lugar certo, na hora certa, tenha relações sexuais várias vezes por volta do período da ovulação, começando cinco dias antes do período esperado para a ovulação e continuando por dois ou três dias após a ovulação. 

Frequência - as sugestões sobre a quantidade de relações variam. Porém, o sexo diário ou esporádico (menos de duas ou três vezes por semana) são prejudiciais à contagem de espermatozóides. Assim, uma vez a cada dois dias é o adequado!
 

 Posição sexual - alguns recomendam que a mulher fique deitada 20 minutos depois do ato sexual, mas não existe nenhuma prova de que isso aumente a chance de concepção.
Bom, é melhor pecar pelo excesso! :)
Ah, dizem que não é necessário ficar com as pernas para cima, apenas deitada já é o suficiente.

  
Prazer sexual - as mulheres que chegam ao orgasmo durante o sexo engravidam mais rápido (os espasmos do orgasmo ajudam o esperma a chegar ao útero e às trompas). 
Fonte: Livro "Concepção e Gravidez depois dos 35 anos", 
Dra. Laura Goetzl e Regina Harford, editora PubliFolha.
 
A Hora certa de Introduzir o Espermatozóide no Óvulo
 O desprendimento de um óvulo no ovário acontece uma vez em cada ciclo (geralmente uma vez ao mês). Após deixar o ovário, o óvulo passa alguns dias flutuando ao longo da trompa de falópio até que alcance o útero. Na maioria das vezes, o óvulo é fertilizado dentro de 24 horas desde seu desprendimento do ovário, durante sua passagem pela trompa e, então, o embrião em desenvolvimento se implanta na parede do útero.
Para engravidar, a sua tarefa e a do futuro papai é fazer com que o espermatozóide encontre o óvulo o mais rápido possível (de preferência de 12 a 24 horas) depois da ovulação.

  O melhor momento para se ter a relação sexual é 12 horas antes da ovulação. Dessa forma, os espermatozóides estarão colocados assim que o óvulo aparecer. Acredita-se que os espermatozóides possam viver por 24 a 48 horas dentro do corpo da mulher.

Nenhum casal deve contar com a idéia de que vai conseguir a concepção na primeira tentativa. Todavia, caso tenha tentado sem sucesso por um ano ou mais, a avaliação de fertilidade é aconselhada.

PicPanda.com✿ܓEdineide
PicPanda.comPicPanda.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-familynet.com Ticker  Ticker

Você tem um companheiro? Como ele encara a idéia de ter filhos?